Piraí–RJ e Intel usam o Classmate PCs na rede de ensino

Cidade Digital de Piraí anuncia a expansão do seu programa educacional com a aquisição de 5.500 unidades de Classmate PC com tecnologia Intel®.

A cidade de Piraí, situada no estado do Rio de Janeiro, anunciou a compra de 5.500 Classmate PCs com tecnologia Intel®, que chegarão aos alunos matriculados em todas as 21 escolas municipais de Piraí. Fabricados no Brasil pela Positivo Informática, os equipamentos foram financiados pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro e serão entregues até o início de agosto.



Com a entrega dos Classmate PCs com tecnologia Intel, Piraí passa a ser a primeira cidade em todo mundo a adotar a computação 1:1 em toda a rede municipal de ensino. Piraí vem sendo amplamente reconhecida pela inovação tecnológica e pela autonomia na definição de políticas públicas com foco em educação como parte do ambicioso programa Piraí Digital, apoiado pela Intel desde o início, em 2004.

Para os coordenadores do Projeto Piraí Digital, o Professor Dr. Franklin Dias Coelho e a Professora Dra. Maria Helena Cautiero Jardim, tem-se utilizado a infra-estrutura da Cidade Digital como ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos digitais e para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem nas escolas do município, nos quais alunos e professores produzem de forma interativa e colaborativa. "Isso significa trabalhar uma mudança de hábitos e de cultura de gestão, as novas formas de linguagem e de diálogo com a população, os caminhos mais interativos entre professores e alunos e as novas formas de produção do conhecimento. Daí, a escolha pelo projeto que disponibiliza um computador por aluno, para os nossos 6.200 alunos, que denominamos iNova Educação", explicou a Professora Maria Helena Cautiero Jardim.

Oscar Clarke, Presidente da Intel Brasil, destaca a importância do acesso à tecnologia para redução da desigualdade social e aumento da competitividade do país. "A tecnologia permite uma rápida evolução de idéias e habilidades necessárias para os desafios do século XXI. A tecnologia aplicada à educação é um processo sem volta, pois com um computador nas mãos e acesso à internet, os estudantes estarão aptos a participar da revolução tecnológica e da sociedade do conhecimento", afirma Clarke.

A colaboração entre Intel e o programa Piraí Digital se destaca no cenário mundial por promover no Brasil uma iniciativa pioneira e caracterizada pelo planejamento do governo municipal na adoção de políticas públicas e pedagógicas para viabilizar o projeto. Esta iniciativa se soma ao compromisso global da Intel em oferecer tecnologias para a educação adequadas aos aspectos culturais e econômicos das comunidades em que está inserida.

O anúncio de hoje tem o objetivo de democratizar o uso da tecnologia na educação e, conseqüentemente, promover uma transformação sócio-econômica em Piraí, assim como o projeto tecnológico e educacional iniciado pelo governo de Portugal em julho de 2008. Conhecida como iniciativa Magalhães, esta parceria público-privada viabilizou a computação 1:1 para meio milhão de estudantes do ensino fundamental. A iniciativa Magalhães foi elaborada pelo governo português para melhorar agressivamente a educação das próximas gerações de cidadãos, aumentando a competitividade do País na economia baseada no conhecimento.

O Classmate PC com tecnologia Intel é uma solução educacional completa desenvolvida especialmente para atender as necessidades fundamentais da educação. Os Classmate PCs com tecnologia Intel foram elaborados em colaboração com desenvolvedores e fabricantes locais e mundiais, a partir de extensas pesquisas etnográficas. Características como estrutura durável, resistência a quedas, capa protetora com alça para transporte, teclado resistente a água e software educacional integrado fazem do Classmate PC com tecnologia Intel a melhor solução educacional em custo-benefício.

Intel e Piraí colaboram com o ensino público
Em 2007, o então Chairman da Intel Corporation Craig Barrett conferiu os avanços que a tecnologia pode ter na educação durante sua visita ao CIEP 477 Rosa da Conceição Guedes, no distrito de Arrozal, uma das cinco escolas do País escolhidas pelo Governo Federal para receber o Projeto UCA – Um Computador Por Aluno.

Na ocasião, Barrett participou das assinaturas de acordos com o governo estadual do Rio de Janeiro e municipal de Piraí para expansão de programas educacionais que beneficiaram todo o ecossistema de educação da rede pública estadual do Estado.

0 comentários:

Deixe Aqui seu comentário

Leia as regras e Orientações para comentários:
Todos eles são lidos e moderados.
Aqueles que respeitam as regras abaixo são Publicadas:

- De forma alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- O comentário precisa ter relação com o assunto do artigo;
- Para deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- Não inclua links desnecessários no comentário;
- Não há tolerâncias para erros de ortografia e uso de gírias e nem ameaças e xingamentos;

Nos tutoriais:

- Leia os comentários anteriores do artigo, talvez sua dúvida já pode estar respondida;
- Se precisa de atendimento terceirizado, solicite orçamento entrando em contato conosco.